Notícias de Ariquemes – RO | Junho 2016

MEU NORTE PARA JESUS

Graça e paz.

ariquemes-ro_201606-1

FAMÍLIA MISSIONÁRIA EM ARIQUEMES/RO: João Gama, Luzinete, Joiciane e Joaldson.

Após viajarmos 4.800 Km da Bahia até Rondônia em uma jornada de três dias e três noites, chegamos à cidade de Ariquemes no dia 06 de Fevereiro de 2016 às 8h15m de um dia de sábado, deixamos para trás parentes e amigos, inclusive, uma cachorrinha de estimação que considerávamos como um membro da família, entendendo que seguir a Cristo requer renuncia. Chegamos a Ariquemes apenas com algumas roupas, calçados, documentos pessoais, uma guitarra e alguns álbuns de fotografias, eu, minha esposa Luzinete e meu filho Joaldson, além das malas trouxemos também um enorme desejo de realizarmos um excelente trabalho para a gloria de Deus.

Diante dos vários desafios de adaptação, nos deparamos com um problema muito mais sério que há muito estava destruindo a igreja de Cristo neste lugar.

Identificamos uma antiga intriga entre duas diaconisas da igreja. De imediato buscamos com muito tato e equilíbrio entender as razões de tal desentendimento entre as duas para que em um momento oportuno pudéssemos tratar do assunto, visto que as raízes de amargura entre as duas e por si tratarem de oficiais lideres da igreja já estava em uma proporção inaceitável que se espalhou aos demais membros e congregados da igreja com uma triste divisão entre lado “A” e “B” e a liderança perdida sem saber em qual lado ficar. Passamos a orar pedindo orientação ao nosso bom Deus e antes mesmo de confrontarmos o problema uma das partes envolvidas tomou a atitude de abandonar a igreja juntamente com sua filha adotiva, uma melhor amiga e mais duas filhas dessa amiga.

Em uma visita pastoral à casa da irmã debandada ela alegou:

• Esta farta de ser tachada como o problema da igreja;
  • Não encontrar apoio nas atividades por parte dos demais irmãos;
  • Não ter interesse em resolver o desentendimento com a colega de ministério diaconal;
  • Por encontra-se muito magoada com as lideranças anteriores, e por tanto, não acreditando na eficácia da atual liderança;
  • Por orientação de sua família decidiu participar da igreja Batista frequentada por sua filha.

Descontentes com o desfecho dos acontecimentos, o grupo debandado passou a fazer visitas aos demais membros e congregados induzindo-os a não mais frequentarem a Congregação com o intuído de que pudéssemos desistir de Ariquemes e voltarmos para casa ou para outro lugar que o DEM pudesse indicar menos Ariquemes por se sentirem donas da igreja.

ariquemes-ro_201606-2

Este tem sido o tema usado para o trabalho que temos e queremos realizar na cidade de Ariquemes/RO.

Como cidade o progresso e o desenvolvimento de Ariquemes ocorreram a partir de 1958 com a descoberta a exploração da cassiterita (minério de estanho, e da implantação dos Projetos Integrados de Colonização do INCRA em 1970), atraindo para sua área o fluxo migratório de colonos oriundos das regiões Centro-Sul do País, dedicando-se à agricultura e à pecuária. Sua expansão induziu o Prefeito Municipal de Porto Velho, Antônio Carlos Cabral Carpintero, a determinar a mudança da sede do Distrito, da antiga vila para outro local, onde iniciou a instalação de uma cidade planejada dividida em quatro setores, o institucional, o comercial, o industrial e residencial, surgindo a Nova Ariquemes que passou a ser sede do Município de Ariquemes, criado pela Lei n.º 6448 de 11 de outubro de 1977. Atualmente Ariquemes é a terceira maior cidade do Estado de Rondônia com mais de 100.000 habitantes. Nossos desafios aqui como igreja são imensos, mas não podemos parar, além de uma intensa atividade de oração, propomos à igreja alguns projetos que já tiveram sua eficácia comprovadas em outras regiões por onde passamos:

TEMPLO CONGREGACIONAL EM ARIQUEMES

LOCALIZAÇÃO: Avenida Guaporé com a Rua: Euclides da Cunha, Nº 4653 Setor: 06.

FUNDAÇÃO: Trabalho fundado pelo casal de Missionários Cornélio e Abigail Miranda em 03 de Janeiro de 1996, vindos da cidade do Rio de Janeiro/RJ.

MEMBROS E CONGREGADOS: Ariquemes hoje conta com um número de 14 membros ativos, 05 congregados e 06 novos convertidos.

ARRECADAÇÃO MEDIA MENSAL: R$ 1.200,00

GASTO FIXO MENSAL: R$ 2.474.00

Mesmo com todo esse quadro caótico que vos apresento aqui, sem receber o salário e sem poder colocar nossos projetos em ação, Deus tem nos dado paz no coração para ficarmos na cidade de Ariquemes, acreditando nos milagres de nosso Deus maravilhoso que durante esses 20 anos tem sustentado essa obra Congregacional nesta cidade, ainda que enfrentando todas essas lutas e outras mais que no momento não convém citá-las.

Este relatório tem por objetivo sensibilizar qualquer um que se sentir tocado por Deus a nos ajudar a permanecer neste campo missionário fazendo aquilo que mais gostamos que é anunciar o reino de Deus. Ao ver a alegria dos amados irmãos que aqui congregam conosco, a presença marcante dos visitantes e os que já se renderam ao chamado do Espirito Santo por meio dos apelos da pregação genuína da Palavra de Deus é que temos sido encorajados a permanecer neste lugar. Não sabemos, porém por quanto tempo. Por isso vos apelamos por ajuda em oração e financeira, tendo em vistas essa terrível crise que tem atingido todo o território nacional, já espalhei currículos por vários lugares em busca de um emprego, mas até o momento não fui contatado.

Finalizo este apelo com um versículo da Palavra de Deus que temos usado como lema de nossas atividades aqui em Ariquemes: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11).

Para acesso a segunda parte do relatório, clique no ícone abaixo:

pdf

Variação: 01
Titular: Joao Gama de Freitas

Atenciosamente:

Missionário João Gama de Freitas e família.