Mais uma oportunidade temos de escrever e expressar o que Deus tem feito e continua fazendo aqui no campo.

Bem, abaixo envio nossa Carta Missionário / ou Informativo falando do projeto que desenvolvemos.

Espero que você não apenas tenha o conhecimento do que acontece aqui no trabalho missionário, mas que seja

edificado pelo SENHOR e que a chama missionária seja acrescida em seu coração.

Também rogo sua oração pela região da Cordilheira dos Andes, seja aqui em Bolívia, Peru e demais países. Envio em vídeo para que você conheça e esteja intercedendo.

Este é meu forte deseja.

Forte abraço e que o Senhor Jesus te abençoe

_PASTOR PENIEL NOGUEIRA DOURADO_

———————————————————-

PROGRAMA DE APOIO EVANGELÍSTICO

SANTA CRUZ DE LA SIERRA – BOLÍVIA

Continuamos firmes no mesmo propósito de ver a Palavra de Deus chegar em cada canto da nação de Bolívia. Antes cada trabalho que estava sendo realizado era centrado em mim aqui na Base de Apoio, mas com os Pontos de Apoio sendo abertos estamos tendo maiores e melhores resultados. Os materiais são enviados por mim ao evangelista responsável pelo Ponto de Apoio da região e ele repassa aos evangelistas de sua própria região. Assim existe uma observação mais de perto do trabalho feito e os materiais são colocado nas mãos daqueles que verdadeiramente estão fazendo o trabalho.

A grande dificuldade é encontrar alguém com visão para liderar um Ponto de Apoio. Tudo exige trabalho, persistência, dedicação ao serviço e visão de Deus para o desenvolvimento do projeto.

Alguns dias atrás eu recebi um e-mail nos informando que até o final de ano estaremos recebendo mais uma remessa de material para o trabalho evangelístico aqui em Bolívia. Ainda não sabemos bem a data, mas ao menos sabemos que vai chegar. Louvamos ao Senhor, pois em um período de um ano, só de uma missão dos Estados Unidos estamos trazendo a Bolívia cerca de 8,8 toneladas de material impresso para o evangelismo. A missão irlandesa também nos falou do envio de outra remessa, mas não sabemos quantidade e data. Sobre isso vamos orando.

Abaixo quero deixar dois links. Um com uma foto dos materiais em nossa Base de Apoio em Santa Cruz e o outro com um vídeo que postamos em nosso Facebook mostrando um pouco alguns lugares que passamos pela Cordilheira dos Andes de Bolívia. As imagens foram feitas por mim e meu desejo é que você possa conhecer um pouco dessa região e esteja orando.

bolivia_201408-1 – Materiais impressos na Irlanda do Norte em nossa Base de Apoio. Quase todo material já foi destinado aos evangelistas cadastrados no programa e já estão nas mãos do povo. Também faço lembrar que as missões apoiam o projeto com os materiais, mas não financeiramente. Nós suprimos os gastos do projeto com sua participação.

VIDEO – Viagem pela Cordilheira dos Andes de Bolívia

Se você tiver Facebook eu espero que você comente e compartilhe. Em breve estarei colocando outras imagens da região para que você possa conhecer um pouco mais e esteja orando por cada região.

Neste vídeo você pode ver alguns dos povoados e pequenas cidades na região dos Andes por onde passamos. Existem povoados que estão entre as montanhas e não tem como chegar de carro, pois não há estrada. As pessoas devem andar muito para chegar a um determinado ponto marcado onde uma vez por dia vem um truffi (carro fretado) para buscar o povo. Em alguns casos devem andar dia e noite para chegar ao ponto dos truffis. Os truffis são taxis que levam as pessoas dos povoados às cidades maiores. Geralmente são caminhões ou vans que andam lotadas levando de tudo, pois em geral vão às cidades maiores levando suas mercadorias para vender, ou comprar algo nas feiras campesinas. A frequência dos truffi só muda em dias de feiras, pois o número de passageiro é maior buscando uma vaga.

Realmente a vida do povo é sofrida por aqui. Não existe nenhum conforto e cuidado com o povo. As estradas costeando as montanhas muitas vezes só tem espaço para um carro. Em certa ocasião nós estávamos em um ônibus e a estrada era tão estreita que não passava outro veículo. Justamente naquele momento subia um caminhão. Os dois motoristas desceram para buscar uma solução. Depois de uns 40 minutos conseguiram uma forma do nosso ônibus passar pelo caminhão.

bolivia_201408-2 – Esta é a feira da Kantuta, ou Mercado Kantuta na cidade de Oruro, Bolívia. Aqui nós encontramos gente de todas as provincias, vilas, povoados do departamento de Oruro.

O Programa de Apoio Evangelístico tem uma visão bem direta em fazer presente a Palavra de Deus nesses lugares. Queremos alcançar essa gente muitas vezes esquecidas. Também buscamos identificar grupos evangelísticos ou evangelistas que façam o trabalho nesses locais, visando anunciar o evangelho ao povo que estão nessas feiras. E posso dizer, que diante desses sete anos de trabalho, não é fácil encontrar. Todos estão buscando um resultado centrado em si mesmo. Ninguém quer gastar tempo e esforço pregando a um povo que não sentará nos bancos de suas igrejas e não haverá retorno de dízimo e oferta. Isso é muito triste!

ÁLBUM – Este é o album do irmão Russel Cruz. Ele é um dos poucos evangelistas cadastrados que faz o trabalho na região dos Andes.

Já contei de um pastor que veio a nossa Base de Apoio buscar material e quando expliquei nosso objetivo ele me disse: “Não nos preocupamos muito com essa gente, pois não virão as nossas igrejas”. Na realidade essa frase eu já escutei muitas vezes. Acredito que a igreja deveria cumprir seu papel alcançando os de perto e os de longe. Devemo pensar no discipulado, mas também em dar oportunidade de conhecer o Salvador aqueles que não tem nenhuma.

Além dos materiais em espanhol atualmente estamos com material em quéchua e aymara para levar a essas regiões, pois são as duas maiores etnias em Bolívia. Os materiais já estão chegando às regiões através do serviço de vários missionários e evangelistas nacionais. Na maioria dos povoados no interior de Bolívia apenas os líderes da comunidade falam o espanhol. Todos os demais falam a língua local, seja o quéchuas nas comunidades quechuistas ( como são conhecidas por aqui) ou o aymara nas comunidades aymaras.

Por favor, amado irmão, ORE, pois a necessidade é muito grande e são poucos os dispostos a fazer o trabalho. Muitos evangelistas nacionais começam e por falta de apoio param. De uma forma generalizada os missionários brasileiros não estão presente nas regiões ( falo generalizado, pois existe um número reduzido ), pois o desejo de resultado rápido e as barreiras culturais expulsam a presença dos missionários. Mas essas vidas devem ser alcançadas. Devemos orar e buscar em Deus forma de alcançar esse povo.

BÍBLIAS PARA BOLÍVIA

Além do trabalho de apoio que está sendo desenvolvido por toda nação usando os materiais para o evangelismo nós continuamos o projeto das bíblias. Este trabalho tem sido um pouco lento, pois o número de Bíblias que conseguimos ainda é reduzido e necessitamos levar às igrejas do campo que realmente têm necessidade.

Em outra oportunidade vou escrever sobre a oposição feita em Bolívia em relação a presença da Palavra de Deus principalmente nas regiões dos Andes. Realmente fiquei impactado quando um missionário me mostrou que dirigentes religiosos do paganismo com alta influencia no governo declaram guerra a bíblia em Bolívia. Sobre este assunto escreveremos em outra oportunidade.

ÁLBUM – Álbum com fotos do trabalho Bíblia para Bolívia. Se você quiser participar doando bíblias, por favor, entre em contato conosco.

VÍDEO – Este vídeo mostra uma visita que fizemos a região da Chiquitania de Bolívia para levar bíblias.

Bem, contamos com sua participação para seguir adiante. Não podemos fazer o trabalho sozinho, mas se estamos realizando algo é porque você, meu irmão(ã), tem nos ajudado neste projeto. Infelizmente o número dos que contribuem ainda é reduzido, somos esquecidos por alguns, mas nós cremos que fomos enviados por Deus e ELE mesmo estará suprindo todas as necessidades. Hoje mesmo conversava com minha esposa e tomamos a decisão de não estar expondo muito nossas necessidades, a necessidade do trabalho em geral, mas apresentamos ao SENHOR e Ele estará suprindo.

Bem, não quero apenas escrever do que está sendo feito, mesmo sabendo que você que é parte neste serviço deseja conhecer alguns detalhes. Mas quero contar um testemunho do operar de Deus e espero que edifique sua vida.

CURA ENTRE AS MONTANHAS DOS ANDES – BOLÍVIA

Nós estávamos em um trabalho evangelístico em Cochabamba e quando fomos ao terminal de ônibus comprar as passagens para voltar a Santa Cruz de la Sierra foi nos dito que a estrada nova Cochabamba – Santa Cruz de la Sierra estava bloqueada. A única opção seria a perigosa estrada velha. Como já era noite e a estrada é de terra e muito perigosa, decidimos dormir em Cochabamba e tentar voltar no outro dia.

Levantamos às 4:00 horas da manhã e fomos ao terminal. Novamente foi nos dito que não havia passagem e a única opção foi conseguir um carro particular. Pagamos mais que o dobro por cada passagem e entramos em uma Van apertadíssima levando mochilas, material de evangelismo, além das bolsas com batata, malas e caixas com mercadorias dos outros passageiros.

Começamos nossa viagem no sobe e desce das montanhas. As vezes estávamos a mais de 4000 metros de altitude e descíamos aos 2000 metros. Depois subíamos novamente para logo depois descer. Minha cabeça estava para explodir naquela verdadeira montanha russa. Se você tem uma garrafa de água fechada é visível observar a garrafa inchando quando subimos e depois é compressada ao descer. Pasta dental, shampoo e cremes nós colocamos dentro de sacos plásticos, pois geralmente terminam explodindo dentro das mochilas. As náuseas e dores de cabeça acredito ser resultado de toda essa loucura da pressão.

Bem, a região é muito bonita, mas não dava para apreciar muita coisa, pois nosso veículo muitas vezes andava a menos de um metro do precipício em uma estrada de chão, a famosa Estrada da Morte. O motorista se mostrava confiante e familiarizado com a estrada, mas acredito que os outros muitos motoristas que morreram com os demais passageiros também eram confiantes e bem familiarizados. Então, aquela auto-confiança do motorista não me ajudava muito não.

Passamos por muitos povoados, vilas, casas a beira da estrada. Crianças correndo entra as montanhas e só vinha ao meu coração: “Como alcançar esse povo? Que oportunidade têm de ouvir falar de Cristo?” Amado, realmente agente se sente tão pequeno diante da tamanha necessidade. Que o SENHOR levante muitos obreiros.

Paramos em um povoado para comprar algo para comer. Todos desceram do veículo e nós aproveitamos para andar e distribuir algo da Palavra de Deus ao povo. Um missionário que estava comigo disse: “Peniel, Deus tem algo para nós aqui”. E saímos em busca do que “Deus tinha para nós”. Com certeza tudo isso é muito estranho para quem não vive sob a orientação do Espírito de Deus. Mas, começamos a andar. Fomos a uma casa e entregamos alguns dos livretos com a Palavra de Deus escrita. Usávamos o livreto O Caminho a Deus e esse material é muito bom ao povo do campo pelo vasto conteúdo. E o povo recebia muito bem, glória a Deus!

Depois andamos mais adiante e passamos em frente de uma casa feita de adobe. A casa era bem baixa, sem iluminação e o chão de terra batido. Sobre um cama rústica e colchão de palha muito velho estava uma senhora. Ela era uma senhora quechua e muitas vezes o povo quechua do campo não fala o espanhol, apenas o quechua. Mas aquela mulher falava bem o espanhol e mesmo com o sotaque típico nos pediu para entrar e agradeceu muito pelo pequeno livro El Camino a Dios que deixamos ao lado de sua cama.

“Vocês são cristãos?” – a mulher nos perguntou. No Brasil a pergunta seria se somos crentes, mas aqui os evangélicos são conhecidos como Los Cristianos. Amem por isso. A mulher nos contou que havia conhecido a Cristo quando morou em outro lugar, mas havia voltado ao povoado e agora estava enferma. Ela nos disse: “Eu nunca esqueci o SENHOR Jesus. ELE está sempre dentro do meu coração”. Depois disse: “Irmão, ore por mim para eu ser curada!!”. Nós oramos por aquela mulher e repreendemos a enfermidade. Aquela mulher estava tão agradecida! Podíamos ver alegria no rosto daquela senhora de idade avançada.

Deus nos direcionou tão poderosamente aquela casa que quando saímos daquele lugar ficamos impactados. Tremendo!! Eu olhava para os outros irmãos e ficamos por um tempo meditando no que tinha acontecido. Descemos do carro com a Palavra DEUS TEM ALGO PARA NÓS e ali estava a riqueza diante dos nossos olhos. Glória a Deus!

Eu sai daquela lugar pensando nos muitos outros entre as montanhas. Naquele povoado dezenas de casas, famílias, crianças e ninguém para alcança-los com a Palavra de Deus. Quantos estão sobre uma cama ou até mesmo com saúde, mas não conhecem o SENHOR? Graças a Deus que esta mulher que um dia, em algum lugar, através de alguém, conheceu Jesus. E Deus nos dar a oportunidade de estar ali para lançar um pouco de água sobre aquela “planta” e fortalecer o coração daquela pobre mulher.

Alguns dias atrás eu acordei de madrugada e clamava ao Senhor por seu mover, por sua salvação nessa gente. Abri minha bíblia e em Lucas 4:38 li sobre o SENHOR curando a soga de Pedro. Mais adiante muitos foram curados ao por do sol. No outro dia pela manhã Jesus orava e o povo o buscava. Mas ele disse: “_É necessário que eu pregue as boas-novas do Reino de Deus noutras cidades também, porque para isso fui enviado_” ( Lucas 4:43 ). Quando eu li este texto o SENHOR inundou meu coração dizendo: “_PENIEL, SE DOE, SE DESGASTE E DEIXE-SE DESGASTAR. GASTE O QUE FOR PRECISO, ESFORCE, FAÇA O QUE FOR PRECISO PARA QUE MINHA PALAVRA CHEGUE AO POVO, POIS QUANDO A PALAVRA CHEGAR AO POVO O MILAGRE CHEGARÁ, A SALVAÇÃO CHEGARÁ_”. Você pode dizer amem?

Deixo um forte abraço e contamos com suas orações. Que o Senhor vos abençoe poderosamente.

_PASTOR PENIEL NOGUEIRA DOURADO_

_AJUDE-NOS A LEVAR ADIANTE A PALAVRA_

BANCO DO BRASIL

Agencia 0078-7 Conta Corrente 26863-1

BRADESCO

Agencia 173-2 Conta Corrente 40278-8

Outras formas de contribuir – clique aqui