Rio de Janeiro, Agosto de 2019.

¨… Na tua palavra coloquei a minha esperança. Sl 119:74b¨

Amados, paz em Cristo. Com muito louvor lhes escrevo essa nova cartinha de oração.

No mês de julho celebramos os 58 anos de existência da Igreja a qual sou membro. Louvo a Deus porque mesmo com tantos desafios vividos, há 29 anos essa Igreja persevera em caminhar comigo a carreira missionária. Então eu quero celebrar a Deus pela vida dessa Igreja Congregacional que já investiu metade da sua existência no apoio a obra missionária através do meu chamado. Hoje em dia o fazem dentro das possibilidades permitidas por Deus, pois são um pequeno grupo, mas sou imensamente grata a Deus, pois nunca desistiram de orar e abençoar missões através da minha vida, quer esteja no Brasil, ou atuando nos campos transculturais, mas de ambas formas, servindo ao Pai.

O meu maior desejo é ser mais usada por Deus no serviço do Reino e esse amor pelo ministério foi gerado por Deus dentro de mim. Mas creio que isso aconteceu também por ter um pai pastor, e vê-lo não medir esforços para abençoar Igrejas pelo período em que esteve pastoreando. Esse exemplo de amor pela obra me faz querer servir a Deus como sendo o maior desejo do meu coração. Papai já esta muito idoso, e eu não muito nova, mas enquanto tiver vida e saúde, estarei a disposição da obra missionária, para cumprir obedientemente o chamado feito a mim, através da sua Palavra. Amo apaixonadamente as nações e o meu coração é movido a ir.

Na ultima cartinha mencionei sobre o tempo que precisava dedicar a minha família por conta das necessidades dos meus pais na área da saúde. Era tempo de parar e estar mais perto para honrá-los. Várias coisas passaram, mas louvo a Deus, pois tudo esta mais tranqüilo. Papai, para a glória de Deus, obteve uma grande vitória na área da saúde, e agora lidamos mais intensamente com mamãe, pouco a pouco vão se apagando as suas memórias pelo Alzheimer. Mas tem sido uma honra poder servi-los. Contudo isso, em meio aos desafios na área familiar, o meu coração não esmoreceu, ao contrário, foi sendo inflamado cada dia com mais amor e desejo de seguir para o campo missionário.

De inicio, quando retornei ao Brasil, tentei a possibilidade de ir para o Uruguay, mas Deus não confirmou que era o tempo. Assim sendo, o meu coração missionário quis dar continuidade ao ministério na Espanha, pessoas me escreviam perguntando quando voltaria, e isso me fez lutar por  parcerias, mas nada aconteceu. Hoje compreendo que precisava dedicar esse tempinho aos meus pais. Em meio a tudo isso fui percebendo que o meu tempo de serviço com a WEC se havia acabado.  Agradeço a Deus pelos 23 anos de ministério com a WEC Internacional – Missão AMEM, louvo ao Senhor por servi-lo em campos transculturais, nos continentes  Africano e Europeu, além de servir a Deus como missionária de Base por vários anos na sede da AMEM no Brasil. Encerrei o meu ciclo de serviço missionário através da WEC, mas continuo como missionária associada ao DEM Congregacional. Algo bom aconteceu, pois nessa fase de transição, após sair da WEC – Missão AMEM, Deus me trouxe uma nova consciência de missões. Eu não queria mais ver o mundo dividido por linhas que demarcam o contorno dos países, queria olhar para o mundo sem divisões, não esse ou aquele país, mas sim, pessoas. O meu coração se abria para qualquer grupo de pessoas para aonde o Senhor me conduzisse, incluindo os mesmos lugares onde já estive servindo. Diante dessa nova consciência e abertura do meu coração, algo exponencial aconteceu. Há mais de vinte anos o meu coração tem uma forte inclinação para o Uruguay. E sempre amei muito a região do Uruguay e suas fronteiras. Agora esta realmente claro para mim que é tempo de um novo caminho missionário.

Nesse período pós Missão AMEM, fiz vários contatos com agencias, orei, busquei estar sensível a voz de Deus, para então fazer a decisão que cria ser o melhor de Deus para o meu prosseguimento nessa jornada. Hoje Deus chama a existência um sonho pertinho do Uruguay resgatando o antigo desejo. Ele começa a apontar caminho na região de uma das fronteiras do RS com o Uruguay. No lado brasileiro daquela área, será aberto um novo campo da Missão Projeto Zero (Até que o último ouça),  estou feliz com essa escolha de Deus, pois a proximidade do solo brasileiro com o Uruguayo me faz sentir paz e crer que Deus esta fazendo essa escolha para mim. Estou no tempo certo e no caminho certo!  Entendi que a vontade de Deus é que sirva em um campo mais perto. O amor pela Espanha segue, mas o obedecerei como sempre tenho feito. É um novo tempo para glorificá-lo em outra área.

O que de exponencial aconteceu? Você lembra que mencionei sobre a nova consciência que Deus me trouxe? Isto é ver apenas pessoas e não mais as linhas divisórias. Pois bem, simplesmente uma praça é o marco que divide o lado brasileiro do lado uruguayo nessa fronteira, então basta apenas cruzar a praça ou cruzar a rua e já se estará em outro contexto cultural, idiomático, alimentício  etc… Neste caso é válido dizer com um pé cá e outro lá! Deus é perfeito! É ELE quem abre portas e fará possível, cruzar uma rua e semear nos dois lados. Estou maravilhada com as coisas perfeitas que Deus faz no Seu Tempo que é o mais excelente de todos. Eu ainda estava na Espanha e ali conheci o Projeto Zero que tem realizado vários mutirões missionários no Sul do Brasil. Se Deus quiser estarei participando do  4º mutirão que será em Joinville – SC. E logo após o mutirão estarei disponível para somar esforços e acertarmos detalhes para a abertura e entrada nesse campo da MPZ na fronteira. Obrigada pelo apoio em todas as circunstâncias e te convido a agradecer e orar especificamente por:

* Agradeça a Deus por este tempo vivido mais perto dos meus pais. E pela vitória de Deus em uma área na saúde do meu pai. * Ore pela graça de Deus sobre mamãe e papai, ambos com suas idas e vindas ao hospital para suas consultas e acompanhamentos médicos.

* Agradeça pelas minhas irmãs que tem sido uma benção real para os meus pais. * Ore para Deus completar a obra de libertação e salvação no meio da minha família.

* Ore pelo Mutirão evangelístico em Joinville com o Projeto Zero. Que Deus vá preparando os corações daqueles que precisam conhecer e serem libertos pela verdade que é Jesus. *Ore por sabedoria para a liderança e participantes, que cada um siga sendo benção com seus dons e talentos.

* Desde já te convido a orar por oportunidades, bons contatos e estratégias para servir no campo que será aberto na fronteira. E peça também a Deus por mais obreiros para aquele local.

Desde a minha ultima carta de oração de março, várias boas coisas aconteceram, como uma vitória específica na saúde de papai, estarmos mais tranquilos, a definição do novo passo missionário etc… Muito obrigada por orar, pois as respostas de Deus são frutos das nossas orações em conjunto. O clamor de Deus para que roguemos por mais obreiros continua ecoando nas páginas da Bíblia Sagrada. Eu quero continuar sendo a resposta. Aqui estou, Senhor! E ELE dá o privilégio a você, que é a Igreja, de participar nesse projeto de alcançar o mundo para Cristo, e seguirmos juntos na mesma direção. Vamos! Que Deus abençoe sobremaneira a tua vida. No amor do Pai, com gratidão..

Liz Mattos

Em paz com Deus!  Carinhoso abraço pra você!