“Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora.
Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1.2-6

Amados(as) do Senhor,
Que a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com vocês. Mais uma vez escrevemos aos irmãos para apresentar um pouco dos trabalhos das igrejas de Cuiabá e Várzea Grande.
Como os irmãos já sabem, trabalhamos com as duas igrejas. São cidades vizinhas. Cuiabá é a capital e Várzea Grande, região metropolitana, e a distância entre elas é de aproximadamente 10 km. Às terças e quintas-feiras temos as reuniões em Várzea Grande e às quartas-feiras em Cuiabá. Aos domingos, nos revezamos entre ambas.
A frequência de membros nas duas igrejas é regular e a cada dia se mostra sendo consolidada.
A igreja de Cuiabá está localizada no Bairro Poção, um lugar tranquilo e ao lado de uma das mais importantes avenidas da capital. Há pouca circulação de pessoas na rua e nas proximidades da igreja, por isso é sempre uma alegria quando pessoas do bairro atendem ao convite para estar conosco. Uma alegria especial que temos experimentado na igreja de Cuiabá é a participação de crianças em uma atividade especial (chamamos de EBD Kid’s) que acontece nos primeiros domingos de cada mês, além das atividades normais.
Já na igreja de Várzea Grande acontece exatamente o contrário: a circulação de pessoas nas ruas é maior, o que ajuda a proporcionar um bom relacionamento da igreja com a vizinhança local. Por ser um bairro mais popular, é mais comum que as crianças que moram aqui tenham menos resistência.
No início deste ano, no mês de março, realizamos juntos mais um Retiro Espiritual, bem como as atividades de louvor ao Nosso Deus, pelo aniversário da igreja de Cuiabá, muito embora a data de sua comemoração ser dia 28 de fevereiro.
No mês de maio, com a presença do Pastor Bruno Xavier, pastor da IEC de Sete Pontes – Niterói RJ, quando tivemos a grande oportunidade de celebrar mais um aniversário do Campo Missionário de Várzea Grande. Foi realmente um momento muito abençoador para a igreja local, de forma que só temos o que agradecer a Deus por não conseguirmos descrever com palavras o maravilhoso “derramar” do Espírito Santo aqui em nossas vidas.
Às quintas-feiras temos realizado uma nova atividade, em Várzea Grande, que denominamos de GF (Grupos Familiares). São reuniões em lares já pré-estabelecidos e com a responsabilidade de casais que têm a função de liderar, objetivando o evangelismo e a comunhão $entre os membros, congregados e visitantes da igreja local.
Em julho realizamos mais um Culto dos Amigos (a 17ª edição), promovido pela UMEC, que acontece todos os anos e que contou com a participação de igrejas, com seus respectivos grupos de louvor e pastores.
Estão sendo encaminhados dois irmãos para serem recebidos pelo batismo, e uma por reconciliação, na igreja de Várzea Grande, no dia 28 de dezembro deste ano.
No dia 18 de agosto celebramos na igreja de Cuiabá, com a expressiva participação dos irmãos de Várzea Grande, o 164º aniversário do Congregacionalismo no Brasil. Nesta oportunidade a Igreja Congregacional da Aliança, por intermédio do ministério de louvor, o Pr. Silas e família se fizeram presentes.
Neste ano continuamos o projeto “Arte na Igreja”. São aulas de Ballet, pela irmã Juliane Campos, para crianças entre 2 e 10 anos, e com violão, teclado e contrabaixo, com o irmão Roger César, para pessoas com idade acima de 10 anos, com o objetivo de abrir mais ainda as portas da igreja para a comunidade.
No mais, todos os departamentos estão trabalhando ativamente: juniores, adolescentes, jovens e união feminina.
Registramos, e louvamos a Deus também, a presença no início do mês de novembro do Pastor Daysiel Vieira Lima, representante do DEM da UIECB, e do Pastor Wagner Araújo, ambos da IEC de Venda das Pedras. Esses irmãos estiveram visitando também os Campos Missionários em Tangará da Serra e Rondonópolis.
Uma outra vitória que estamos celebrando é pela continuidade das instalações de um “anexo” na IEC-VG (conforme projeto e fotos abaixo). Inicialmente abrimos a oportunidade para 60 pessoas contribuírem com R$ 50,00 e que está também sendo feito em parcelas. Este número não foi alcançado mas, mesmo assim, estamos conseguindo dar andamento aos trabalhos. A varanda já está concluída e agora estamos iniciando as fundações dos banheiros e cozinha. Ofertas poderão ser encaminhadas para Cleonice Viana da Silva Kawabata (tesoureira da Igreja) pelo Bradesco Agência 1462-1, Conta Poupança 1003640-2.
Em janeiro de 2020 completaremos 9 (oito) anos de trabalho nos campos. Tem sido um tempo muito agradável de convívio com os irmãos e de muitas vitórias e conquistas. Sempre tivemos uma preocupação especial com nossos filhos, com respeito à adaptação deles à cultura mato-grossense e ao contexto da igreja e escola. Graças
a Deus ambos já estão plenamente adaptados e inseridos nos ministérios da igreja. O Miguel, nosso caçula, completou no mês de agosto 17 (dezessete) anos e a Rebeca 21 (vinte e um), em setembro.
Esclarecemos que a nossa página no Facebook (www.facebook.com/IECVG) tem sido a forma de divulgação do nosso trabalho, com fotos e registro das nossas atividades mais recentes e que o nosso blog, www.camposmissionarios.blogspot.com, não está atualizado, mas continua sendo outro veículo de divulgação.
Na oportunidade, solicitamos a confirmação dos irmãos quanto à continuidade da participação em nosso sustento, bem como a necessidade de recebermos o “13º salário”. Lembramos que ainda não temos condição de emancipação e nossa permanência aqui ainda depende da ajuda externa. Solicitamos que esta confirmação seja feita o quanto antes, a fim de nos planejarmos para o próximo ano.
Sem mais para o momento, estamos à disposição dos irmãos para esclarecimentos e contatos através dos telefones 65-99242-9201 (Claro) ou 65-98115-3500 (TIM). O e-mail também continua o mesmo: [email protected]
Desejamos que o Senhor da seara continue derramando sobre a vida dos amados toda sorte de bênçãos, sustentando o ministério de cada um dos irmãos.


Um abraço fraterno,
Marcelo, Rose, Rebeca e Miguel