Notícias de Campos do Jordão – Janeiro a Agosto 2024

RELATÓRIO MENSAL – JANEIRO DE 2024

Estamos de férias…

Bom dia queridos parceiros.

Há exatamente um ano, dia 17 de janeiro de 2023, eu e Laura estávamos voltando de nossa primeira viagem ao campo missionário. De lá pra cá foram mais de 80 idas e vindas, percorrendo os 300km que ligam o RJ a CJ (e vice-versa), e em cada uma dessas viagens gastamos cerca de 5 horas de nosso precioso tempo. Façam as contas… Isso dá no mínimo 24 mil quilômetros e 400 horas ao volante… Realmente a gente tinha que descansar…

Nossas férias têm sido um tempo muito bom. Estamos aproveitando para curtir melhor os netos, cuidar um pouco mais da saúde e planejar nossos próximos passos. Enquanto isso, lá em Campos, a igreja continua caminhando…

Quero registrar aqui minha profunda gratidão aos pastores que aceitaram o meu convite para cobrir nossas férias, e a todos vocês que têm nos proporcionado as condições mínimas necessárias para o exercício deste ministério.

Peço que orem agradecendo a Deus junto conosco, pois eu e Laura também estamos experimentando um abençoado tempo de alívio daquelas constantes crises de sinusite. Acontece que esse fato, ao mesmo tempo que nos deixa felizes, também nos traz preocupações, pois agora ficou claro pra nós que a sinusite tem tudo a ver com o clima e a altitude de Campos do Jordão. O que fazer? Não sabemos ainda, mas Deus sabe. Às vezes, os “espinhos na carne” fazem parte dos propósitos de Deus.

Quanto ao mais, nosso desejo é que o Deus da Obra Missionária continue abençoando e recompensando a cada um de vocês.

Abraços fraternos,

Pastor Antônio e Missionária Laura.

Rio de Janeiro, 17/01/2024


RELATÓRIO MENSAL – FEVEREIRO DE 2024

Voltamos das férias

Prezados irmãos, igrejas, associação e demais mantenedores,

Queremos informar que durante o mês de janeiro, enquanto estivemos fora do Campo com a finalidade de tirar férias, além de descansar, eu (Antônio), fiz questão também de visitar quase todas as igrejas parceiras, a fim de dar relatório do trabalho realizado durante o ano de 2023.

Nossas férias terminaram no primeiro domingo de fevereiro, e de lá para cá, para glória de Deus, tudo tem corrido bem.

No último domingo, dia 18, recebemos a visita do pastor Eudes e de sua esposa, irmã Gediene. O pastor Eudes é o líder do conselho missionário da Igreja Evangélica Congregacional em São José dos Campos, que é uma das nossas parceiras. Na ocasião, tivemos o privilégio de ouvi-lo pregar a palavra de Deus.

Também no último domingo, fiz uma reunião com toda a liderança da igreja, onde comuniquei aos irmãos que a partir de agora, eu e Laura tiraremos um domingo de folga por mês. Depois de todo este ano, viajando sem parar todos os finais de semana, ininterruptamente, chegamos à conclusão que isso tem nos cansado bastante, e além disso, essa “pegada insana” tem também afetado, em muito, a nossa saúde física.

Infelizmente, até agora, aquele nosso desejo de nos mudarmos para Campos do Jordão ainda não se tornou possível. A única coisa que nos prende no Rio de Janeiro é o meu trabalho na Universidade Federal Rural. Sobre isso, estamos orando por uma transferência, contudo não sabemos quando, e se realmente vai acontecer. Está nas mãos de Deus!

Quanto ao mais, queremos agradecer a vocês por todo o cuidado que têm tido conosco. Sempre oramos para que o Senhor vos abençoe e retribua de uma forma toda especial.

No amor de Cristo

Pastor Antônio Ramos e Missionária Maria Laura

19 de fevereiro de 2024


RELATÓRIO MENSAL – MARÇO DE 2024

Um pequeno resumo de nossa história…

A história do campo missionário de Campos do Jordão teve início no ano de 2008, através da instrumentalidade de uma querida irmã, chamada Ana Rosa.

Foi no coração de dona Ana Rosa que Deus fez nascer o desejo de nascimento de uma igreja Congregacional aqui, e naquele mesmo ano, a COUAF decidiria realizar um Congresso na cidade. Durante o congresso, dona Ana Rosa resolveu conversar com o Pastor Paulo Leite, que era o presidente da UIECB à época, e ele abraçou a ideia. Depois do congresso, teve início as reuniões na casa de dona Ana Rosa, e os primeiros frequentadores foram ela mesma, sua filha Ana Cristina e seu genro José Júnior, mais alguns vizinhos e amigos que eram convidados. O tempo foi passando e vieram as reuniões de planejamento, com representantes da União, ASPIC e AMEOVALE. Como resultado dessas reuniões foi decidido que, com o apoio de todos, teria início um projeto para a nova igreja e resolveram então alugar um imóvel. O primeiro pastor convidado foi o Pastor Samuel de Souza. A Igreja Evangélica Congregacional em Campos do Jordão nasceu no dia 26 de abril de 2008, com um culto inaugural realizado no auditório do Cinema da cidade, com a presença de vários pastores e membros de algumas igrejas Congregacionais, de perto e de longe.

No dia da inauguração foi servido um delicioso almoço, preparado por algumas irmãs da Igreja Congregacional de Araruama/RJ, de onde dona Ana Rosa hoje é membro, e esta igreja foi parceira do campo por um bom tempo, enviando ofertas para o sustento do pastor. Depois do Pastor Samuel, veio o Pastor Admilson Robaina, da IEC de Taubaté (já falecido), que dava assistência ao campo por ser o pastor da igreja Congregacional mais próxima. Depois dele, veio o Pastor Fábio, de Cruzeiro, e assim o trabalho foi prosseguindo com algumas mudanças de local, até que por fim chegou o Pastor Adair, que alugou um imóvel no Bairro Floresta Negra, onde a Igreja se reunia no mesmo local da casa pastoral. Foi nessa época que o terreno foi comprado, e em 2019 aconteceu a construção do Templo, com uma obra iniciada pelos voluntários do Projeto Nilson Braga. Em 2020 veio a pandemia, e durante a pandemia o pastor Adair foi substituído pelo seu filho, pastor Levi, que ficou até o final de 2022. Em janeiro de 2023 chegaram o pastor Antônio e a missionária Laura que são os atuais líderes do campo. De lá pra cá, muitas coisas tem acontecido, e todo o crescimento que Deus tem nos dado, tornou-se resultado do apoio financeiro e das orações de cada um de vocês, os diversos parceiros que estão lendo este relatório.

Mês que vem comemoraremos os 16 anos de existência do campo. Somos gratos a Deus por Ele ter nos escolhido e ter nos confiado tão grande responsabilidade. Toda glória seja dada a Ele.

No amor de Cristo,

Pastor Antônio e Laura.
Campos do Jordão,
17 de março de 2024.


RELATÓRIO MENSAL – ABRIL DE 2024

Acrescentava-lhes o Senhor…

“… Contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”
Atos 2:47

Prezados parceiros de ministério,

Em nosso relatório deste mês, que já segue um pouco atrasado, quero trazer alguns os nomes de algumas pessoas, pelas quais peço que vocês estejam orando, junto conosco.

  1. Anderson (Quati). Ele é dono de uma pequena empresa que instala som automotivo e faz serviços de aplicação de películas e coisas do tipo. Um dia eu estive lá na loja dele para corrigir um problema na película do vidro do meu carro, e passei mais ou menos uns 40 minutos conversando com ele. Como não poderia ser diferente, apresentei-lhe o plano de salvação. Anderson disse que era desviado do Evangelho. Eu orei por ele, pelo seu negócio e pela sua família, e o convidei para ir ao culto em nossa igreja. Para minha surpresa, no domingo seguinte ele estava lá, junto com a sua filhinha de pouco mais de dois anos de idade. O grande detalhe nisso tudo é que o Anderson não mora em Campos do Jordão. Ele mora em Taubaté e mesmo assim aceitou o meu convite e subiu a serra naquele domingo à noite só para participar do culto conosco. Depois disso, já fui visitar o Anderson algumas vezes e temos orado para que ele, de fato, retorne aos caminhos do Senhor.
  2. Armindo. Trata-se de um senhor que vive sozinho e foi levado à igreja por seu irmão Nestor, que é nossa ovelha. Nestor trabalha todos os domingos e quase não pode ir à igreja, mas o Armindo não tem faltado aos cultos. Estou orando para iniciar o quanto antes o discipulado do Armindo e pedindo a Deus que logo ele chegue ao batismo. Peço que Orem pela vida dele.
  3. D. Amara. Dona Amara é uma vizinha “de parede” com o templo. Ela já tem 80, e nós fomos visitá-la, porque soubemos que ela havia passado por uma cirurgia no joelho. D. Amara nos disse que participa de todos os nossos cultos, mesmo estando dentro da casa dela, pois ouve as mensagens os louvores em um quarto que faz divisa com a parede da igreja. Ela pediu que fizéssemos um culto na casa dela, e nós fizemos. A promessa de D. Amara é que tão logo possa voltar a descer as escadas novamente, se tornará uma crente assídua, e nós estamos orando por isso.
  4. Guilherme. Há uns três domingos, esse moço foi à igreja pela primeira vez. Ele estava totalmente embriagado e possivelmente, também sob o efeito de drogas ilícitas. Oramos com ele e os dois presbíteros, Conte e Cristian ficaram conversando e o aconselhado do lado de fora, durante o culto. Dois domingos se passaram e ele voltou, dessa vez, totalmente sóbrio para participer do culto. Ele precisa de ajuda! Neste domingo, ele disse ao Cristiam que já faziam três dias que não bebia, mas precisava muito de ajuda, pois, segundo ele, estava difícil se controlar sozinho. Guilherme quer se tratar em uma casa de recuperação. Ainda não sei o que faremos e como faremos para ajudá-lo, mas precisamos fazer algo. Orem por isso.

Certa vez ouvi alguém dizer que as lutas do campo são as lutas da igreja, e que as vitórias do campo, também são vitórias da igreja. Por isso, contamos com vocês.

Um grande abraço a todos.

Pastor Antônio e Missionária Laura.

Campos do Jordão, 25 de abril de 2024.


RELATÓRIO MENSAL – MAIO DE 2024.

Mês da família.

Boa tarde irmãos e irmãs, intercessores, parceiros e colaboradores do nosso ministério,

Como de costume, segue o relatório mensal de maio.

  1. Famílias no altar. Durante este mês, temos colocado as famílias diante de Deus como ênfase principal em nossos cultos, e como não podia ser diferente, Deus já está nos respondendo. Ele tem feito coisas maravilhosas, para glória do nome dele mesmo. Ainda estamos na metade do mês, e no domingo passado, uma família inteira, de cinco pessoas, que estavam nos visitando por três cultos seguidos, tomou a decisão de passar a congregar conosco. Eles são oriundos de outra denominação, que por uma infelicidade acaba de descontinuar os trabalhos de sua congregação aqui em Campos, mas Deus sabe o que faz.
  2. Sobre a nossa saúde. Eu e Laura estamos novamente no meio de uma crise de sinusite. Com a aproximação da chegada do inverno, a diferença do clima entre o RJ e Campos do Jordão tem se intensificado bastante, chegando a ser de mais de 20° em menos de cinco horas (tempo da viagem entre as duas cidades). Nosso organismo está sentindo muito essa queda brusca. Pedimos que orem por nós.
  3. Já que é o mês da família, temos alguns pedidos de oração por pessoas, as quais consideramos como parte de nossas famílias:

A. O pastor Izaias Ferreira, de SP. Ele é nosso parceiro e mantenedor voluntário desde o início, além disso, um irmão muito amado. Há poucos dias ficamos sabendo que ele foi diagnosticado com um câncer no olho. Graças a Deus já está em tratamento. Comprometi-me a orar por ele. Gostaria muito de poder contar com a ajuda dos irmãos.

B. Rubinho. Nosso neto 01. Ele terá que passar por uma cirurgia de garganta. Rubinho ainda vai fazer 3 anos. Orem por ele.

C. Antonela. Ela é filha do pastor Levi, nosso antecessor no campo. Essa linda bebê está internada no CTI em tratamento de uma pneumonia. Orem por ela.

D. Dona Lúcia. Ela é congregada de nossa igreja, e hoje passou por uma cirurgia na coluna. Ainda não sabemos como transcorreu o procedimento. Orem por ela.

No mais, queremos agradecer pela fidelidade dos irmãos e dizer que sentimo-nos honrados em poder contar com vocês como nossa reta guarda de oração e apoio.

No amor de Cristo,

Pastor Antônio Ramos e
Missionária Laura
Campos do Jordão, 15/05/2024


RELATÓRIO MENSAL – JUNHO DE 2024

Um ano e meio depois…

Chegamos aqui em Campos do Jordão em janeiro de 2023, e com isso, 18 meses já se passaram desde que aceitamos o desafio do DEM. No início, eram para apenas 6 meses, mas Deus mudou nossos planos, e lá vamos nós…

Atualmente 31 pessoas estão listadas como membros, congregados e crianças. Contudo, este mês tivemos 2 baixas, o Pb. Conte e a irmã Jane. Eles nos comunicaram que estão de mudança, pois resolveram voltar a congregar na Igreja Permanecer, de onde vieram quando foram recebidos por nós, em fevereiro de 2023. Nossa oração é que Deus continue os abençoando e os usando lá. Sentiremos a falta deles.

Uma notícia que muito nos alegrou,
esta semana, foi a divulgação, por parte de nossa tesoureira, Dc. Estela, do relatório financeiro referente ao mês de maio. Neste relatório ficamos sabendo que o número de dizimistas aumentou para oito. Agora, dos pouco mais de quinze membros e congregados que são adultos e têm alguma renda, ou seja, que estão aptos a contribuir com seus dízimos, a metade deles já o tem feito. Isso significa um grande avanço para nós, para a glória de Deus. Nossa principal meta neste momento é, em o menor prazo de tempo possível, levar o campo à emancipação, tornando-o uma igreja emancipada. Orem por isso.

Por último, mas não menos importante, queremos pedir aos irmãos que orem sempre agradecendo a Deus por nossos parceiros financeiros. Desde o início, todos que se comprometeram conosco têm permanecido firmes, e com isso, nada tem nos faltado. Contudo, no mês passado perdemos uma de nossas primeiras parceiras, por motivo de doença. Trata-se de um irmão querido que nos apoiava mensalmente, mas precisou interromper suas ofertas regulares para poder cuidar melhor de sua saúde física, o que entendemos perfeitamente. Pedimos, porém, que os irmãos orem pela saúde deste nosso “sempre” parceiro, que agora mais do que nunca, permanecerá sendo parceiro de oração. Nós o amamos muito e seremos eternamente gratos, se, e quando o Senhor o curar.

No mais, que Deus continue nos abençoando, a todos,

Com afeto,

Pastor Antônio Ramos e
Missionária Laura
Campos do Jordão, 15/06/2024


RELATÓRIO MENSAL – JULHO DE 2024

Bom dia pessoal.

Quero compartilhar com vocês um pouco da nossa alegria nesse momento de crescimento aqui no campo, e também alguns motivos de oração.

Hoje somos 31 pessoas no total, dos quais 18 são membros e o restante, congregados e crianças (já contando com os recém chegados).

Ontem à noite, tivemos 14 pessoas no culto de oração. Na hora do culto a temperatura aqui em Campos era de 11°. Já tivemos vários cultos de oração como esse, no início, que só íamos eu, Laura, Ariel e a Diaconisa Estela. Está melhorando bastante…

Também ontem, fiz uma consulta informal (tipo assembleia de membros) aos presentes, e decidimos trocar a iluminação do templo por novas lâmpadas de lede, daquelas fininhas, tipo florescentes, (vamos fazer a troca hoje). Decidimos também comprar uma potência de 800W para melhorar nossa aparelhagem de som (parcelado no cartão), reformar as duas caixas de retorno, consertar as infiltrações, causadas pela umidade que passa da parede do vizinho, colada na nossa parede lateral, e depois repintar tudo e instalar as duas caixas de som e o data-show de forma permanente nas laterais e no teto…

Amanhã, domingo de ceia, receberemos 6 novos membros, e dentre estes, um é baterista, uma é ministra de louvor e o outro, contrabaixista. Até então tínhamos os instrumentos musicais mas não tínhamos quem os tocasse. Junto com estes, está vindo também uma irmã que era pastora em sua igreja de origem, mas que aceitou tranquilamente ser recebida em nossa igreja como membro, pois expliquei que na nossa denominação não temos pastorAs. Contudo, entendendo que ela tem alguns dons ligados a liderança, já a convidei e ela vai começar a me ajudar na EBD. A princípio, passei para ela o nosso material doutrinario e pedi para que ela o estude. Depois, vamos lecionar juntos a síntese doutrinária da UIECB e os 28 artigos da Breve Exposição das Doutrinas Fundamentais do Cristianismo.

Ainda este ano pretendo batizar dois novos crentes que já estão sendo discipulados, dona Laíde e Armindo.

Sobre finanças, nesse momento (baseado no relatório financeiro de junho) chegamos a pouco mais de 4 mil reais de saldo, e nos últimos meses temos tido um superavit mensal médio de cerca de 700 reais. Isso nos animou a fazermos os investimentos que citei acima, já que estamos terminando de pagar as parcelas da mesa de som (10 parcelas 300, e só faltam 3).

Por outro lado, a quantidade de dizimistas também aumentou nos últimos meses. Deus tem, de fato, nos abençoado.

Estou enviando essa mensagem (com todos esses detalhes) porque vocês são nossos parceiros, e parceiros são verdadeiros sócios, aqueles que investem e recebem os dividendos, mas que também se mantém juntos nas horas difíceis. Uma vez ouvi alguém dizer que as lutas do Campo Missionário são as lutas da Igreja, assim como as vitórias do campo também são as vitórias da igreja…

Orem conosco para que esses novos irmãos se mantenham firmes. Arrisco afirmar que, talvez, este seja o melhor momento desta igreja desde o seu início e isso me faz sentir o peso da responsabilidade. Por isso, conto com as orações de vocês.

E por falar em Oração, nas últimas duas semanas, tenho vivido uma experiência maravilhosa de ir orar com um irmão em um local estratégico aqui em Campos do Jordão, um lugar alto e deserto de onde podemos ver toda a cidade lá de cima. Imaginem um lugar lindo, onde não há ninguém, onde as estrelas ficam mais nítidas por causa da escuridão total… Deus tem me visitado lá… Quando vierem a Campos, se desejarem, levo vocês lá para conhecer, mas venham agasalhados…

Abraços.

Pastor Antônio.
Campos do Jordão, 06/07/2024


RELATÓRIO MENSAL – AGOSTO DE 2024

Olá pessoal.

Hoje é sábado. Agora são 13h aqui em CJ, e nesse momento está fazendo 16°. Acabo de chegar de uma visita pastoral à dona Geralda, que pra minha felicidade estava tomando sol, sentada em sua cadeira de rodas no quintal de casa. Essa senhora mora a menos de 100 metros de nossa igreja, ou seja, na terceira casa depois do templo, do mesmo lado, na mesma calçada. Acontece que hoje, por “jesuscidência” só tinha vaga pra estacionar o carro lá na frente do quintal dela.

Eu e Laura já chegamos aqui há quase dois anos, mas só hoje pude conhecer dona Geralda. Vou explicar o motivo.
Sábado passado teve EBF. Entre as 31 crianças, havia duas meninas diferentes (que nunca tinham ido à igreja). No final, a avó delas foi buscá-las e me pediu para ir visitar sua mãe. Eu disse que iria no dia seguinte mas ela pediu para adiar a visita. Assim sendo, ficou pra hoje.

Dona Geralda tem 83 anos, é amputada das duas pernas e tem mal de Alzheimer. Ela mora com a filha dona Ana. Todas as vezes que fomos fazer visitas e trabalhos de evangelização na vizinhança da igreja, passei por essa casa e chamei, mas achava que não havia ninguém, pois eu nunca era atendido… Até pensava que os moradores não queriam me atender. Mas hoje fiquei sabendo que Dona Geralda me ouvia chamar, só que infelizmente não tinha como se deslocar até a janela para atender e me convidar a entrar para orar por ela. Imaginem como fiquei ao saber disso! Contudo, Deus marcou o dia de hoje.

Hoje dona Ana estava em casa, me chamou para subir a ladeira, me convidou a sentar e conversamos por um bom tempo. Dona Geralda ficou toda feliz. Ela é crente e a primeira coisa que fez foi reclamar comigo que já está há dois anos sem participar da Ceia do Senhor. Segundo ela, depois da amputação e do Alzheimer, o pastor e a igreja de onde ela era membro a abandonaram. Só foram visitá-la uma única vez. A filha confirmou… Isso fez doer meu coração.

Depois da conversa, orei com elas, peguei o ZAP e prometi ir buscá-las amanhã no fim da tarde para que dona Geralda venha tomar a Ceia junto conosco. Os olhos de ambas chegou a brilhar… Disse pra dona Ana que a partir de hoje elas têm um pastor e dona Ana chorou… Amo fazer esse trabalho.

Orem por dona Geralda. Orem por dona Ana.

Abraços a todos!

Pastor Antônio.
Campos do Jordão, 03/08/2024

Rolar para cima