Carta de oração abril 2022

Graça e paz aos queridos que me acompanham nessa jornada missionária. Como estão? Espero em Deus que todos bem. Que Deus os encha de paz e esperança.

Quero  antes de tudo compartilhar um pouquinho da história de Calebe por quem tenho grande admiração. Em Josué 14 lemos que aos 85 anos, Calebe  mantinha a mesma visão que o Senhor lhe dera aos 40 anos quando fora enviado por Moisés a espiar a terra de Canaã. Calebe amou aquela terra quando fez a sua primeira missão de reconhecimento. Aos 85 anos Calebe disse: Dá-me este monte, pois a minha força no Senhor é como a de antes. Era como se dissesse: Eu hoje sou um idoso, mas continuo com a mesma força que tinha aos 40 anos. E Josué lhe deu Hebrom que fica na região de Canaã. Tantos anos se passaram e Calebe manteve viva a sua fé em Deus. Será possível alguém esperar com tanta tranquilidade? Será possível alguém entender e aguardar a espera do missionário com a mesma fé? Pois bem, Calebe é um grande exemplo de espera vitoriosa. Estou certa que esse homem de fé viveu todo um processo durante a sua espera até entrar na terra prometida. Calebe esperou 45 anos. Ele perseverou em seguir ao Senhor. Você esperaria todo esse tempo?  Ele esperou e desfrutou da promessa. Eu esperei quase três anos para servir na África e foram quase seis anos de espera até Deus liberar o tempo para servir na Europa. Bendita espera!

Quero contar-lhes que locar um imóvel em Diamantina não se mostra fácil. Como bem sabeis, nós, obreiros da seara, não temos alguns dos requisitos trabalhistas que uma imobiliária requer para negociar o aluguel de um imóvel. Na verdade, tratar diretamente com proprietários sempre foi mais fácil do que através de imobiliárias. Mas não conheço qualquer proprietário de imóvel em Diamantina. Então, só me resta mesmo contatar com imobiliárias. É o que há! Como ainda não tenho o sustento completo e algumas ofertas não são constantes, isso também dificulta! Mas sou grata a Deus por aqueles que tem caminhado comigo e me ofertado. E sou muito grata pelos ofertantes que já não podem mais contribuir. Pela fé eu sigo com o projeto para entrar no campo em junho.

Ao longo da minha trajetória missionária, ouvi várias vezes, e comprovei a veracidade do porque aos homens lhes custam mais dizer sim para missões, fazendo com que o numero de missionárias no campo seja maior. A razão é que sendo o cabeça da família, pesa sobre o homem a responsabilidade de prover a subsistência para o seu lar. Então, para o homem é bem difícil abrir mão de tudo, e assim depender da providencia de Deus para o sustento. Enquanto que para as mulheres, ainda que também não seja fácil, elas se rendem mais prontamente para a obra. Sempre soube que ao renunciar absolutamente tudo e dizer sim ao Mestre, me faria viver na dependência total dos milagres de Deus. Confesso-te que a minha caminhada sempre foi desafios sobre desafios, mas te afirmo que nunca desistirei de servi-lo, pois Deus nunca me abandonou. Sempre direi: Pai envia-me a mim! Quero seguir servindo-o, dependendo de Deus, renunciando, sem jamais me entreter com as coisas que o mundo oferece, pois isso é o que leva a desviar-se do alvo.

Ouvi no inicio do meu preparo missionário, sobre a importância de se ter um plano B, caso haja um impedimento momentâneo para o obreiro chegar ao destino. Às vezes o visto negado, o país fechado, o sustento incompleto etc…. São coisas que podem surgir e retrasar a entrada no campo. Depois, com o passar dos anos, percebi que Deus não se limita a um plano B, pois Ele tem um alfabeto inteiro de possibilidades caso ocorra algum retraso. Sei que Deus pode criar uma alternativa caso não consiga alugar até junho.  Mas Deus conhece o desejo do meu coração que é entrar de imediato na cidade histórica de Diamantina. Estou batalhando para isso, mas aguardando também o que Deus fará. Como veem, os desafios inerentes a missões são iguais, no exterior ou na própria nação.

A minha disposição de voltar ao campo aos 59 anos segue a mesma, assim como Calebe aos 85 anos. Eu li sobre uma missionária de 83 anos que foi sequestrada no inicio desse mês, no continente africano. Infelizmente até agora não se tem noticias dessa preciosa irmã. Senti um aperto no coração por essa situação, e ao ler sobre os seus 83 anos, senti também uma fisgada instantânea que me fez pensar: Não posso parar frente aos obstáculos. Não posso! Louvo a Deus por sua valentia e disposição. Não posso parar!! Ainda que olhando ao meu redor não há socorro.. Como bem canta Sergio Lopes. Mas na angústia olho para o alto, pois é de onde vem a minha ajuda. É de Lá! Pela fé, vou prosseguindo! E agora o exemplo dessa missionária de 83 anos me impulsiona muito mais a prosseguir.  Recordo-me que Calebe ordenou que se calassem todos os espias que estavam colocando impedimentos. Calebe bradou: Vamos conquistar esse território! Podemos sim conquistá-lo! Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas tem em Cristo o sim. E por isso, por meio dele, o Amém é pronunciado por nós, para a glória de Deus. 2 Cor. 01:20   Você crer e pode pronunciar um Amém? Vamos juntos conquistar aquele território para Cristo? O propósito de Deus começa em você, mas esse propósito não pode parar em você, precisa fluir por meio de ti. Entendes o que digo? As trevas vão aumentando! E luz de Jesus que é emitida através de você, Igreja, precisa brilhar como nunca antes. Precisamos ser ágeis! Num abrir e fechar de olhos Jesus vem!

Por favor, agradeçam ao Senhor e orem:

  • Primeiramente estejam orando pela missionária para que seja liberta.
  • Agradeçam pelos amados que hoje me apoiam e pelos que já me apoiaram.
  • Peçam ao Senhor que levante novos apoiadores para completar o sustento e entrar no campo em junho, pois o aluguel é o que mais pesa no orçamento, seja Brasil ou alem mar. Como desejaria já não pontuar mais esse pedido, mas ainda precisamos orar, pois hoje ainda me faltam 45% para completar o sustento mensal. Sigo crendo no Deus da provisão que move céu e terra para abençoar.
  • Orem para Deus liberar um apartamento e entrar em junho em Diamantina.

Deus movendo-te a apoiar-me nesta nova etapa ministerial, agora no Brasil, poderás fazê-lo orando por mim, divulgando essa cartinha com igrejas ou pessoas que amam a obra missionária, sendo um mantenedor ou mesmo indo a Diamantina quando eu ali já estiver para que conheças aquele campo. Terei imenso prazer em receber casais ou irmãs. Te deixo o meu carinhoso abraço e minha constante gratidão em nome de Jesus.

Liz Mattos Missionária e Capelã (com 2 registros em órgãos credenciados de Capelania)     

*Caso não queiras continuar recebendo minhas correspondências, basta dizer-me: Liz retire o meu nome da lista. Eu o farei sem qualquer problema, pode acreditar! Abraços

Email pessoal:  [email protected]  –  M. Associada ao DEM UIECB