1. O que é o projeto Nilson Braga? Desde quando existe?

O Projeto, que hoje tem o nome de Nilson Braga, nasceu no ano de 1999 e se chamava originalmente “Férias para Jesus”. Seu idealizador foi o Pr. Nilson Ferreira Braga, da IEC Cuiabá/MT, campo missionário do Departamento de Evangelização e Missões da UIECB. A proposta era de que as pessoas dedicassem parte de suas férias à obra missionária para instalação ou fortalecimento de um campo. Além da evangelização, o projeto deveria ter alcance social. A ideia foi apresentada pelo Pr. Nilson na 45ª Assembleia Geral da UIECB, em Guarapari/ES, no ano de 1999 e teve plena aceitação. Mas aprouve ao Senhor chamar o Pr. Nilson a sua presença, quando viajava de carro de Guarapari para São Gonçalo/RJ, ao final da assembleia,  onde pretendia, junto com sua esposa, irmã Lília Braga, visitar familiares e sua antiga igreja (IEC Sete Pontes). Vítima de um acidente, ele faleceu na hora e sua esposa ficou bastante ferida, especialmente nos pés, mas sobreviveu.

Deus mudou a liderança do projeto, mas não permitiu que deixasse de ser realizado. Sob a direção da Missionária Sandra Roger, nomeada pelo então presidente da Junta Geral, Pr. Paulo Leite da Costa, o projeto aconteceu na cidade de Terra Nova do Norte, MT, no mês de julho daquele mesmo ano e dele participaram mais de 350 pessoas, a maior parte seguindo de ônibus (6) de cidades do Estado do Rio de Janeiro como Rio, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí etc. Além de evangelismo e ação social, foi possível, também, construir um templo em terreno doado pela prefeitura da cidade.

Em homenagem ao seu idealizador, o projeto teve o nome trocado para PROJETO NILSON BRAGA a partir de então. Este ano estará sendo realizada a 19ª mobilização, tendo a cidade de Canavieiras/BA como destino e onde já existe um campo missionário em funcionamento. A ação missionária estará fortalecendo o campo e promovendo a construção do salão de cultos no terreno que foi adquirido e já totalmente quitado.

  1. Como funciona?

Alguns pequenos detalhes foram mudados, ao longo da experiência acumulada: hoje o PNB é realizado em cidade onde já existe campo missionário da denominação, com terreno adquirido para a construção do templo. Qualquer pessoa membro de uma igreja evangélica congregacional e, eventualmente, de outras denominações, tendo a recomendação de seu pastor, pode participar. As pessoas optam por áreas de atuação de sua preferência. Cada área possui um coordenador e um vice-coordenador que ficam diretamente responsáveis pela organização e desenvolvimento dos trabalhos ao longo da semana de atendimento do projeto. Por sua vez, os líderes das áreas estão subordinados à coordenação geral exercida pelo presidente e o secretário executivo do DEM. O planejamento é feito com meses de antecedência para assegurar o bom funcionamento de tudo, inclusive contatos com as autoridades civis, militares e religiosas da cidade a ser visitada. São solicitados espaços públicos para hospedagem do grupo (geralmente escola), para atendimentos sociais ( também em escolas) e para os cultos noturnos diários (ginásios cobertos), odontomóveis, gabinetes médicos, equipamento de som etc.

Atualmente o projeto funciona com as seguintes áreas:

a) Área Médica: Pediatria  Odontologia  Psicologia     Enfermagem    Prótese Dentária

                             Fisioterapia  Oftalmologia Cardiologia  Ginecologia       Massoterapia

                             Prevenção ao uso de drogas

Obs: nem sempre dispomos de profissionais para todas as especialidades acima, mas Deus nos tem agraciado com irmãos e até amigos do Evangelho dispostos a dar sua parcela de colaboração como ocorreu outros anos. Em Montes Claros-MG (2010) o projeto contou com a parceria de duas faculdades da cidade (uma pública e outra particular) que cederam seus equipamentos, materiais, profissionais e acadêmicos  na área de Odontologia. Em 2009, na cidade de Rondonópolis/MT, contamos com o apoio de uma unidade do Exército Brasileiro que também cedeu equipamento, material e dois profissionais de Odontologia.

b) Construção: Eletricista                 Encanador                   Pedreiro      Serviços Gerais

Obs: um pequeno grupo segue para a cidade pelo menos um mês antes do projeto, para preparar os alicerces do templo e dar início à construção. Quando a caravana chega, em cerca de 8 dias o templo é erguido, as portas e janelas,  as redes elétrica e hidráulica colocadas. Já houve oportunidade de se conseguir deixar o contrapiso pronto e até banheiros (com vaso, pia, instalação hidráulica e de esgoto).

c) Salão de Beleza: Cabeleireiro Manicure e Pedicure   Sobrancelha e cursos (trança, maquiagem e unha)

Obs: somente corte, escova e chapinha; não é feito nenhum procedimento com produto químico.

d) Outras:

 Artesanato : aulas de técnicas de artesanato (decoupage, pintura em tecido, em sabonetes, confecção de flores, bijuteria, artesanato com jornal etc;

 Bazar  – distribuição gratuita e também venda (por preços módicos) de roupas, calçados;

Cozinha : cuida do preparo das refeições dos projetistas;

 Limpeza – setor responsável pela faxina de todas as dependências usadas ao longo do PNB;

Segurança; cuida da segurança das pessoas e equipamentos (inclusive pela madrugada);

Teatro : além de apresentações em locais públicos e nos cultos, promove oficinas para  jovens e adolescentes

Orientação jurídica:.

Escola de futebol

      e) Mas, sem dúvida alguma, as áreas mais importantes são:

Evangelismo Pessoal – abordagem nas filas de atendimento, de porta em porta, nos cultos noturnos etc;

Evangelismo Infantil: à tarde, EBF e à noite, programação especial em separado para as crianças;

Discipulado: equipe que dá as primeiras instruções aos que se declaram convertidos. Sempre que possível, há doação de bíblias e novos testamentos;            l

Intercessão: atua 24 horas todos os dias, não apenas intercedendo pelo projeto, mas também acolhendo pessoas desejosas de oração em seu favor;

Música: responsável por conduzir o povo à adoração, ao louvor com cânticos

Obs: são confeccionadas camisetas com cores específicas por equipe, além de um boné ou chapéu que servem, junto com o crachá e a pulseira colorida para identificar os participantes.

A COMEC (Confederação de Mocidade Evangélica Congregacional) recolhe gêneros alimentícios entre os jovens das Uniões de Mocidade e monta cestas básicas que são distribuídas criteriosamente ao longo do Projeto.

A COUAC (Confederação das Uniões de Adolescentes Congregacionais) recolhe juntos às Uniões de Adolescentes, sabonete, creme dental, brinquedos, material escolar (lápis, borracha, caneta etc) e monta as chamadas “Sacolas da Alegria”, distribuídas no final da EBF;

O deslocamento da maior parte da caravana ocorre em ônibus especialmente fretados para este fim. Mas muitas pessoas vão de carro ou de avião. Há preços diferenciados segundo o meio de transporte.

A chegada do grupo ao local ocorre entre sexta-feira e sábado da semana que antecede o evangelismo e atendimentos que só são feitos de segunda à sexta-feira da semana seguinte à chegada.

Sexta, sábado e domingo são reservados para montagem da operação do projeto, reunião das equipes (muitos participantes só vão se conhecer nesses dias) e planejamento, organização de material, equipamento, horário etc.

Um culto noturno no sábado marca a abertura oficial do PNB, mas o domingo ainda é de ação interna.

No sábado ou domingo da semana seguinte, é feito oficialmente o encerramento.

  1. Quem pode participar?

Qualquer crente em Jesus, membro de igreja evangélica, em plena comunhão e que tenha a recomendação do pastor da igreja. Temos tido a maravilhosa experiência de trabalhar com irmãos de várias denominações.

  1. Qual o objetivo?

O objetivo maior é a proclamação das boas novas de salvação em Jesus.

  1. Qual o valor financeiro do investimento feito pelo projetista?

O projeto é autossustentável. O projetista contribui com seus dons, talentos e financeiramente com tudo o que o PNB realiza, inclusive a construção do templo. Há casos de pessoas que pagam integralmente sua taxa de participação. Outros têm ajuda da própria igreja e/ou pessoas amigas. Algumas igrejas fazem movimentos (cantinas, almoços, bazares etc. ) para financiar a ida de grupos de membros. Há valores promocionais com o objetivo de facilitar a ida do maior nº de irmãos.

  1. Quem é a liderança do projeto?

Como já informado, a Coordenação Geral fica com o presidente e o secretário executivo do DEM que contam com os coordenadores de área e uma equipe administrativa.

  1. Vocês necessitam de pessoas com qual perfil para este projeto?

Todo tipo de pessoa comprometida com o Senhor da Seara e a obra de expansão do seu Reino, é bem-vinda. Um coração ardendo por Missões é o grande diferencial.  Importante que também aceite trabalhar em equipe, com agudo sentimento de solidariedade, companheirismo e seja disciplinada e submissa aos líderes.

  1. Como, quando e onde fazer as inscrições?

As inscrições começam, geralmente, em janeiro do ano de realização do projeto. Modelo de ficha de inscrição é enviado às igrejas, publicado no jornal O CRISTÃO e disponibilizado no nosso site e no da denominação, podendo ser multiplicado. Também é possível obter a ficha na sede da Junta Geral, na R. Visconde de Inhaúma, 134, 19º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ. Quem já participou de algum projeto, informando e-mail à Coordenação Geral, também receberá a ficha pelo correio eletrônico.

Obs: igrejas e projetistas cadastrados recebem, ainda, uma apresentação em PowerPoint, via e-mail, para fazer divulgação do projeto.

 

Locais em que o PROJETO NILSON BRAGA já foi realizado:

Ano Cidade Estado Templo Construído Coordenador
01 1999 Terra Nova do Norte Mato Grosso Sim Sandra Roger
02 2000 Capitão Poço Pará Sim Pr. Eleazar Cintra Duarte
03 2001

Triprojeto

Ladário

Corumbá

Puerto Suarez – Bolívia

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

 

Pr. Eleazar Cintra Duarte
04 2002 Jequié Bahia Sim Eleazar Cintra Duarte
05 2003 Viamão Rio Grande do Sul Sim Eleazar Cintra Duarte
06 2004 Cabrália Bahia Sim Eleazar Cintra Duarte
07 2005 Canindé Ceará Sim Eleazar Cintra Duarte
08 2006 Palmas Tocantins Sim Eleazar Cintra Duarte
09 2007 Campo Maior Piauí Sim Eleazar Cintra Duarte
10 2008 Londrina/Iporã Paraná Sim/Não Pr. José Carlos Lobo Santiago Jr.
11 2009 Rondonópolis Mato Grosso Sim Pr. José Carlos Lobo Santiago Jr.
12 2010 Montes Claros Minas Gerais Sim Pr. Julimar Ferreira de Lima
13 2011 Bananeiras Paraíba Sim Pr.Julimar Ferreira de Lima
14 2012 Rio Grande Rio Grande do Sul Sim Pr. Antônio Felisberto de Oliveira
15 2013 Piripiri Piauí Sim Pr. Julimar Ferreira de Lima
16 2014 Paragominas Pará Sim Pr. Eleazar Cintra Duarte
17 2015 Ipaumirim Ceará Sim Pr. Ialan Jay de Sá Cavalcante
18 2016 Pau dos Ferros Rio Grande do Norte Sim Pr. Eliezer Sales de Souza
19 2017 Canavieiras Bahia Sim Pr. Francisco Assis Morais Leite Filho
20 2018 Milagres Ceará
21 2019 Serra Espírito Santo